Pular para conteúdo
📦 Taxa de envio fixa em todas as compras. Não importa o peso. Saiba mais!
📦 Taxa de envio fixa em todas as compras. Não importa o peso. Saiba mais!
5 receitas americanas tradicionais para celebrar o 4th of July

5 receitas americanas tradicionais para celebrar o 4th of July

Quem gosta de se aventurar na cozinha sabe que os feriados são o momento ideal para testar o preparo de receitas americanas tradicionais. No ranking das datas comemorativas preferidas dos americanos, em primeiro lugar estão empatados o 4th of July e o Thanksgiving. Ambas as datas são celebradas com os amigos e a família e, claro, com muita comida boa!

Tanto no jantar de Ação de Graças quanto nos churrascos do Dia da Independência, reinam pratos clássicos da culinária do país. Receitas americanas tradicionais como a torta de maçã, as costelinhas com barbecue e a potato salad são carregadas de memória afetiva. Elas têm o poder de transportar os mais velhos para uma viagem no tempo, ao mesmo tempo que cativam jovens e crianças, afinal, são deliciosas.

people celebrating 4th july

O 4 de julho

Desde 1870, quando se tornou feriado federal, o Dia da Independência dos Estados Unidos é comemorado anualmente no dia 4 de julho. A data remonta à assinatura da declaração da Independência, que representou o fim do domínio econômico e político da Grã-Bretanha sobre os Estados Unidos. É um marco na história da nação pois simboliza a luta pela liberdade e pela soberania do povo.

Em todo o país, o 4 de julho com todo o patriotismo que lhe é característico. Casas, ruas, prédios públicos e todo o comércio são tomados pelo azul, vermelho e branco da bandeira. Os desfiles com música, militares e personalidades da cidade levam todos para as ruas, afinal, é verão e os dias são lindos. No fim do dia, os olhos de todos se voltam para o céu: é hora de ver a queima de fogos, uma tradição muito aguardada do dia!

Mas a festa começa - e depois continua - nas casas, com a família, amigos e vizinhos. É o feriado dos churrascos e das refeições ao ar livre. E é o momento perfeito para testar na cozinha algumas das receitas americanas tradicionais desta data. Separamos algumas para você agradar e, claro, impressionar seus amigos e parentes gringos. Mãos à obra:

1. Hambúrguer caseiro

Para nós, brasileiros, é estranho, mas o ícone dos churrascos americanos é o hambúrguer. Aquela cena clássica do pai ou avô comandando a churrasqueira cheia de hambúrgueres em uma festa no jardim é real. Eles são grelhados aos montes, servidos em pães e acompanhados de uma variedade de molhos, queijo, alface, tomate e cebola.

Para trazer um toque pessoal e tornar o evento mais gostoso e saudável, que tal preparar um hambúrguer artesanal? Você vai precisar de 720 g de patinho moído; 2 colheres (sopa) de água; 2 colheres (sopa) de azeite e sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Coloque a carne, a água e o azeite em um recipiente e misture rapidamente com as mãos, sem temperar com o sal. Separe a mistura em 4 bolas (180g cada) e modele-as: achate o meio e depois vá ajeitando as laterais, empurrando para dentro até formar uma “beirada” que deixe o hambúrguer mais alto. Dica de ouro: marque o meio de cada hambúrguer com o polegar, para que na hora de cozinhar ele não fique curvado. Os burgers podem ser refrigerados e preparados depois. Tempere com sal e pimenta somente na hora de grelhar ou fritar.

churrasco brazilian

2. Dogão gourmet

Essa talvez seja uma das receitas americanas tradicionais mais famosas do 4th of July. Todo ano cerca de 155 milhões de hot dogs são devorados no feriado da Independência. E, assim como o hambúrguer, a salsicha costuma passar pela grelha da churrasqueira antes de ir para o pão.

O hot dog americano é basicamente pão, salsicha e condimentos. Os acompanhamentos variam de acordo com o local, assim como no Brasil. Em São Paulo, o dogão é prensado com purê de batata, batata palha, vinagrete e milho. No Rio de Janeiro, é possível saborear um cachorro quente com ovos de codorna e uva passa. Tem cachorro quente com farofa, frango desfiado, bacon, queijo ralado… a criatividade vai longe!

Você pode se arriscar e apresentar aos seus colegas americanos nativos a versão do cachorro quente da sua cidade. Ou, se preferir, pode preparar um hot dog gourmet com cebola caramelizada, que tal? Anota os ingredientes:

  • 25 gramas de bacon picadinho
  • 105 gramas de maionese
  • 1 cebola
  • 1 fio de azeite
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 colher de sopa de shoyu
  • 1/2 colher de sopa de aceto balsâmico
  • Pão de hot dog a gosto
  • Salsicha a gosto

Em uma frigideira, frite o bacon na própria gordura até dourar (cuidado para não queimar!). Deixe o bacon secar em papel toalha; enquanto isso, adicione a maionese no liquidificador e, sem seguida, o bacon já sequinho. Bata bem até obter um creme homogêneo. Corte a cebola em fatias meia-lua, e refogue-a no azeite até ficar transparente.

Acrescente o açúcar mascavo, o molho shoyu e o aceto à cebola refogada. Vá mexendo até o açúcar caramelizar, aí desligue o fogo. Monte os hot dogs no pão com uma colherada generosa de maionese de bacon, e finalize com a cebola caramelizada por cima.

3. Torta de maçã quentinha

A apple pie é uma das receitas americanas tradicionais frequentemente associada ao Dia da Independência. Pode ganhar outras roupagens em algumas regiões do país, mas sua versão mais amada é a do recheio quentinho de maçãs e massa crocante.

Para combinar com o clima quente do mês de julho, sirva-a com bolas de sorvete de creme ou frozen yogurt. A receita leva ingredientes simples, mas seu preparo requer tempo. Garantimos que vale a pena, veja a seguir:

  • Massa: 400 g de farinha de trigo; 1 pitada de sal; 200 g de manteiga gelada; 3 colheres (sopa) de água gelada. Em uma tigela, misture bem o sal e a farinha. Adicione a manteiga gelada em pedacinhos e, com a ponta dos dedos, incorpore-a à farinha até formar uma farofa. Vá adicionando a água gelada aos poucos enquanto sente o ponto da massa. Trabalhe a massa em uma tábua ou bancada até que ela fique lisa e uniforme. Faça uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2h.
  • Recheio: 8 maçãs verdes; 1 ½ colher (chá) de canela em pó; ½ colher (chá) de noz-moscada ralada; 1 colher (sopa) de extrato de baunilha; 3 colheres (sopa) de caldo de limão; 1 xícara (chá) de açúcar. Descasque, corte as maçãs ao meio e remova as sementes. Em seguida, torne a cortar as maçãs em fatias bem finas. Misture os ingredientes em uma tigela, adicione as fatias e mexa bem para que elas absorvam os temperos. Reserve.
  • Retire a massa: ½ xícara (chá) de farinha de rosca; 100 g de manteiga em pedacinhos. Preaqueça o forno em temperatura média (180 ° C). Retire a bola de massa que estava na geladeira e deixe-a por dez minutos em temperatura ambiente. Unte uma fôrma redonda de fundo removível (22 cm de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo.
  • Abrindo a massa: Corte a massa da torta ao meio, e guarde metade em um saco plástico duro grande. Centralize a massa no saco e, em seguida, abra-a com um rolo por sobre o plástico (isso evita que a massa se quebre ou fique desigual). Abra bem a massa até ela ficar fina e igual. Rasgue o saco com cuidado, remova a massa e coloque-a imediatamente na forma.
  • Montagem: Acomode a massa de modo que o fundo e as bordas da forma fiquem cobertos. Adicione a farinha de rosca no fundo da massa e, sem seguida, espalhe as maçãs e a manteiga em pedaços. Abra a outra parte da massa do mesmo jeito que abriu a primeira metade. Com esse novo disco de massa, cubra a torta já montada na forma.
  • Une o disco às bordas da massa, apertando com os dedos. Corte o excesso de massa que ficou pra fora da forma. Faça um furinho no centro da torta para haver um respiro, e asse-a em forno preaquecido por 1h30. Quando estiver faltando 15 minutos, retire-a do forno, pincele o topo com uma gema batida; termine de assar até que a superfície fique dourada. Sirva quente com uma bola de sorvete e café fresquinho.

apple pie cake

4. Costelinha de porco ao molho barbecue

Outro prato popular das festas do Dia da Independência que não pode faltar é a costelinha de porco ao molho barbecue. Ela faz o par perfeito com a cerveja gelada - que não precisa ser Bud, pode ser uma brasileira Leopoldina, que tal? Dica: use um babador de guardanapo, pois a tradição manda comer as ribs com as mãos… a lambança é certa!

  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi
  • 1 xícara (chá) de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 costela de porco (+/- 1,2 kg)

Comece preparando a marinada: coloque o açúcar mascavo e o comum, o suco de abacaxi, o shoyu, o alho, sal e pimenta a gosto e misture bem. Coloque a costela e a marinada em um saco plástico; feche-o e mexa. Leve a costela marinada para geladeira por 24h. Passado este tempo, retire a costela do saco (reserve o conteúdo) e acomode-a numa assadeira com o osso para baixo. Despeje a marinada que está no saco por toda a costela. Cubra com papel alumínio e feche bem as pontas nas bordas da assadeira; leve para assar por 2h em forno pré-aquecido a 150º C. Retire do forno, vire a costela, e leve de volta para assar sem o papel alumínio por mais 15 minutos. Sirva quente e com muito guardanapo por perto!

5. Potato salad

Das receitas americanas tradicionais que mostramos aqui, essa salada de batatas é a mais fácil e versátil. Ela combina super bem com a costelinha e os burgers grelhados na churrasqueira. Saladas frescas, como a potato salad, são acompanhamentos comuns nas festas de 4 de Julho. Essa receita não é igual à maionese de batata brasileira, mas é tão boa quanto:

  • 1 kg de batatas descascadas
  • 1 colher (sopa) de salsão picado
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 5 ovos
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
  • 3 colheres (sopa) de pickles de pepino picado
  • 2 colheres (sopa) de água do picles de pepino
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Leve os ovos para cozinhar até as gemas ficarem duras. Pique as batatas já descascadas em cubos, e leve ao fogo em uma panela com água. Deixe ferver até elas ficarem macias. Deixe escorrer, separe metade e reserve. Amasse metade das batatas com um garfo. Acrescente o leite, o creme de leite e a manteiga e misture. Coloque pimenta-do-reino e sal a gosto, e mexa.

Incorpore às batatas amassadas o picles de pepino picado junto com o caldo, o salsão picado e misture bem. Pique os ovos cozidos, adicione-os às batatas e misture. Coloque as batatas que estavam reservadas e a cebolinha; misture delicadamente até a salada ficar homogênea. Leve-a à geladeira, e retire somente na hora de servir.

happy family with american flag

Planeje seu feriado

Essas são apenas algumas das receitas americanas tradicionais saboreadas durante as festas do Dia da Independência. O modo de fazer pode variar dependendo da região e dos hábitos de cada família, mas essas opções são bastante comuns e representativas da cultura culinária americana.

Você pode incluir um toque brasileiro no preparo dessas receitas. Que tal trocar o barbecue por um molho de goiabada para a costelinha? Ou preparar um purê para o hot dog? Dá até para arriscar e apresentar aos americanos os geladinhos (sacolé, dindin, chupão… o nome varia), e prepará-los com suco de frutas tropicais como caju e maracujá.

De qualquer forma, planejamento é fundamental para ter sucesso na cozinha. Parte dos ingredientes para preparar essas receitas americanas tradicionais você encontra na nossa loja online. Nós entregamos com segurança e rapidez em todos os estados, e contamos com um programa de recompensas bastante vantajoso para os clientes frequentes.

Aproveite o clima festivo para fazer pratos deliciosos que vão surpreender seus amigos gringos e brasileiros, claro. Não perca tempo: navegue pelo nosso supermarket e faça já a sua compra. É verão, é feriado, é Independence Day!

Artigo anterior 🎉12 Dias Celebrando o Natal: Nossa Contagem Regressiva Presenteando Você Diariamete!🎉
Próximo artigo 9 Receitas de Festa Junina Fáceis e Deliciosas para Montar um Arraial Incrível

Deixe um comentário

* Campos obrigatório